Pandalelê! Brinquedos Cantados (Livro – CD – CDRom)

***

12 de maio de 2020

Pandalelê! Brinquedos Cantados, produção do Pandalelê: laboratório de brincadeiras – CP-UFMG, Duo Rodapião e Palavra Cantada!
A Música e o Brinquedo são marcas de uma cultura voltada para a transmissão e a invenção. Matsuo Bashô,  poeta japonês do século VII, disse: “Não sigo o caminho dos antigos, busco o que eles buscavam”. Desta maneira, a tradição é móvel e plenamente viva.
No Pandalelê! Brinquedos Cantados, projeto que durou três anos, foi um exercício de escuta, de criação de arranjos e de aprendizagens musicais. Buscamos os sons que pudessem traduzir o espírito da canção ou da brincadeira em que se canta. Neste trabalho tivemos dias e dias de ensaios invenções e reinvenções das idéias e dos jeitos de tocar e cantar as músicas. Tudo também foi uma brincadeira. Cada integrante do grupo contribuiu, do seu jeito, na feitura dos brinquedos cantados.
O Pandalelê foi projeto que existiu na Escola Fundamental do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais de 1993 a 2004, e formou vários grupos de brincantes adolescentes que brincavam com pessoas de qualquer idade, tanto da comunidade universitária como de fora dela, e participou de eventos de cultura, arte e educação.
O Rodapião, criado em 1992, produziu espetáculos cênicos-musicais e participando de gravações de CDs dedicados às crianças. Foram montados três espetáculos – “Scherzo” (1992); “Dois a Dois” (1994), “Murucututu” (2001), Nigun (2005). Dos espetáculos foram produzidos CDs com o mesmo nome. Em 2017, o duo fez uma coletânea destes CDs, cujo nome é “Umas e outras”..
Com o “Pandalelê: Brinquedos Cantados” queremos convidar as pessoas de todas as idades, para que cantem, dancem, brinquem e experimentem outras formas de brincar. Para nós, ele é um incentivo a continuarmos buscando, inventando, brincando e cantando.

Ilustração de Sara Moreno Rocha

Todas as 22 brincadeiras estão no canal do Pandalelê
Ficha técnica:
Intérpretes – Cristiane Goulart, Cristiane Lima, Emília Dillinger, Eugênio Tadeu, Miguel Queiroz, Nathália  Tolentino, Sammer Procópio e Thiago Franco.
Participação – Alexandre Gloor (rabeca), Bruno Alves (cavaquinho), Izauro Ferreira (souzafone),  Manuela Barbosa (fagote) e Nelson Salomé (sanfona e bandolim).
Gravado em Belo Horizonte no Stúdio Via Sonora –
 junho a dezembro/2000
Técnicos– Wilson Brina, Henrique Santos e Demerval Dedé Filho
Mixagem – Estúdio Salamandra – Celso
Projeto Gráfico do encarte – Gisela Moreau
Ilustração – Gisela Moreau e Sara Moreno Rocha
Redatores das brincadeiras: Cristiane Lima, Nathália Tolentino, Juliana Garcia, Ludmila Muniz, Eugênio Tadeu
Filmagem
Câmera: Lelé
Edição e autoração: Camisa Listrada
Editor: Mateus Guerra
Roteiro: Eugênio Tadeu
Elenco: Bernard Fellipe, Brayner Reis, Cristiane Goulart, Cristiane Lima, Deise Silva, Django Silva, Emília Dillinger, Fabrício Ferreira, Isadora Vilela, Juliana Garcia, Nathália Tolentino, Octávio Lopes, Philipe Santos, Raphael Augusto, Rômulo Vianna, Ronan Almeida, Sammer Procópio, Sarah Coeli.
Filmado no Parque Ecológico Lagoa do Nado em Belo Horizonte
Produção e Coordenação Geral – Eugênio Tadeu
Co-produção: Paulo Tatit e Sandra Peres
Apoio – CP/UFMG, Pró-Reitoria de Extensão UFMG, Instituto Educacional Rouxinol, Loja de Brinquedos Traquitana, Camisa Listrada.
Agradecimentos:
Aos pais e mães (Cione, Flávio, Marilene, Belinha, Ana, Cleuza, Conceição, Abdon), dos adolescentes do Pandalelê; Eliette Aleixo, Neusa Rocha do Rouxinol; Ana Luiza e Agnaldo da Traquitana; Chico dos Bonecos; Centro Cultural Inter-Regional Lagoa do Nado– Prefeitura de Belo Horizonte; Jurema e Geraldo do CP; Lelé; Rodolfo e Mateus da Camisa Listrada; Paulo Tatit, Sandra Peres e Celso, da Palavra Cantada; Flávio, Maurício, Wilson, Henrique e Dedé do Stúdio Via Sonora; Ênio, Donizete e Ricardo da AMEPPE/ Stúdio Cia. Da Criança; Alexandre, Bruno, Izauro, Manuela e Nelson que gentilmente participaram com suas idéias e instrumentos; Zé Alfredo; CP–UFMG; Pró-Reitoria de Extensão da UFMG; Alexandre Marques, dentre tantos outros.
Visite o site do Pandalelê – lá tem outras tantas brincadeiras.
Visite o canal do Duo Rodapião

Vamos Conversar?