Letras das brincadeiras que fizemos no OfiCENAS da Fundação de Educação Artística.

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28 de agosto de 2015



         Letras das canções e das brincadeiras – Bibliografia
A música e o brincar na formação das crianças
OfiCenas – Fundação de Educação Artística
21/08/2015


Cris Lima, Eugênio Tadeu, Gabriel Murilo e Reginaldo Santos.
1.       BATE O MONJOLO (MG)
Transmitido por: M. Cecília Resende  (l985)
Bate o monjolo no pilão /
pega a mandioca pra fazer farinha
onde foi parar meu tostão
ele foi para a vizinha.
2.       COQUEIRO BALANÇOU (MG)
Transmitido por: José Alfredo Debortoli
Oh, minha gente / No balanço do mar
Coqueiro balançou / Coqueiro balançá
3.       MARY SY (BA)
Transmitido por: Adelsin
Balança os olhos para Mary Sy/  One, two, Mary Sy
Balança a cabeça para Mary Sy/ One, two, Mary Sy
Balança as bochechas/ para Mary Sy/
One, two, Mary Sy
Balança os ombros …
Balança as pernas
etc etc etc
(Finalizando)
Balança o corpo todo
para Mary Sy
One, two, Mary Sy
O corpo humano é dividido em três partes
Batman, Robin e Batgirl
4.       CHEP CHEP (MG)
Transmitida por: Lydia Hortélio (l989)
Quando eu fui a Nova Iorque
visitar a minha mãe
minha mãe me ensinou
a dançar o chep chep
uia chep chep
uia chep chep
aui, auê.
 
5.       LÁ VAI O GANSO (Tradicional – MG). Transmitido por: indeterminado.
Diálogo: – Lá vai o ganso; – O quê? – O ganso; – Ah! O ganso; – Lá vai o ganso; – O quê? Como se joga: Em roda, sentados ou em pé. Um jogador é o guia (J-1). Ele começa a brincadeira, dizendo para o jogador de sua direita ou esquerda (J-2): – Lá vai o ganso. Esse jogador que recebeu a mensagem responde, perguntando: – O quê? O guia (J-1) responde, modificando a voz (e/ou fazendo gestos): – O ganso. O outro (J-2) entende e diz: – Ah! O ganso. Este, J-2, diz para o outro (J-3), seguindo a mesma direção na roda dada pelo primeiro: – Lá vai o ganso. O outro (J-3) responde, perguntando e usando gesto e voz diferentes: – O quê?; e o outro (J-2) dirige a mesma pergunta – O quê?, imitando o J-2 e dirigindo a pergunta ao J-1, que responde de uma outra forma expressiva: – O ganso. O J-2 diz – O ganso, imitando a maneira como o J-1 disse. O J-3 entende e diz – Ah! O ganso. E diz ao J-4: – Lá vai o ganso. O J-4 responde perguntando com outra expressividade: – O quê? O J-3 vira e pergunta ao J-2, imitando o jeito do J-4: – O quê? O J-2 pergunta ao J-1, – O quê?,  que responde ao J-2 com outro gesto e outra voz, que responde ao J-3, que responde ao J-4 – O ganso. O J-4 entende e diz: – Ah! O ganso e diz para o J-5: – Lá vai o ganso. O J-5 responde e pergunta com expressividade diferente daquela feita pelo J-4: – O quê? O J-4 pergunta ao J-3, que pergunta ao J-2, que pergunta ao J-1 – O quê?, imitando a expressão dada pelo J-5. O J-1 responde ao J-2 com uma nova expressão gestual e vocal: – O ganso! O J-2 diz ao J-3, que diz ao J-4, que diz ao J-5, que entende e diz: – Ah! O ganso. Faz-se esse percurso até chegar ao final da roda. Quando chegar ao final, o J-1 pode continuar ad infinitum até os jogadores se cansarem ou terminar o jogo, dizendo – O quê? Esse “o quê” refaz todo o percurso na roda e quando é retornado ao J-1, este responde: – Eu sei, fui eu quem o soltei.
6.       BAMBU TIRA BU (BA)
Transmitida por:  Adelson F. Murta Filho e Lydia Hortélio (1993)
Bambu tira bu
aroeira mantegueira
tirará  (nome da pessoa)
para ser bambu
 7.       ÚNGARA (Tradicional – Argentina)
Transmitida por Luís Pescetti
Úngara, úngara, úngura
ungangá ungangá, ungangá
Úngara, úngara, úngura
ungangá ungangá, ungangá
Te quiero para mí
Yo, yo, tu, tu, tu
Yo, yo, tu, tu, tu.
8.       El Florón – Colômbia
Transmitida por Clara Calderón e Tita Maia
El florón está en mi mano
en mi mano está el florón
ese señor picarón
tiene cara de ladrón.
Ya se va el florón por el callejón
dando vueltas va por el callejón.
me dejó una flor, me dejó un amor
ya se va el florón por el callejón.
 
ibliografia

 

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Discografia

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MARQUES, Francisco; MARQUES, Estêvão; PETTIER, Marina et STOK, Fê. Brasil for children. São Paulo: Peirópolis, 2015.
MOURA, José Adolfo (coord). Música na Escola. Belo Horizonte: Governo do Estado de Minas Gerais, 1997. CD.
NEGRÃO, Sílvia. Catibiribão – Baú de músicas e brincadeiras. Volumes 1 e 2. Belo Horizonte: Sílvia Negrão, 2004. CD.
____.Rabiola ola catibiribola. Belo Horizonte: Sílvia Negrão, 2013. CD
PALAVRA CANTADA. Cantigas de roda. São Paulo: Palavra Cantada, 1998.
PEREIRA, E. Tadeu (org). Pandalelê! Brinquedos Cantados. São Paulo: Palavra Cantada, 2000. CD e CD-Rom.
PERES, Sandra et TATIT, Paulo. Canções de brincar. São Paulo Coleção Palavra Cantada: Palavra Cantada/ Velas, 1996. CD.
PONTO DE PARTIDA e MENINOS DE ARAÇUAÍ. Roda que rola. Barbacena-MG: Ponto de Partida, 1999. CD.
RODAPIÃO, Duo. Dois a dois. Belo Horizonte/ São Paulo. Palavra Cantada, Eldorado, 1997.
_____. Murucututu. Belo Horizonte/São Paulo: Palavra Cantada, 2001. CD.
_____. Nigun. Belo Horizonte: Independente, 2006. CD.

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