O livro-CD é um projeto que Miguel Queiroz, músico e flautista mineiro, começou a realizar em setembro de 2016, quando ouviu os 25 cânones do artista venezuelano Andrés Barrios − e se encantou.
Há muitos anos, Miguel pesquisa as enormes possibilidades musicais que se pode extrair de qualquer objeto e da própria voz. Sua experiência como professor de flauta doce, suas referências em obras de artistas precursores da temática, como a argentina Judith Akoschky e, sobretudo, o trabalho desenvolvido no Duo Rodapião com Eugênio Tadeu, levou-o a considerar esse projeto uma oportunidade imperiosa de criação musical nessa linha.
Miguel apresentou as versões dos cânones e a ideia do projeto à Clarice Viana e Manuela Barbosa, e com a participação e o entusiasmo delas, o apoio e incentivo do autor dos cânones e Bartolomé Díaz, parceiro de Andrés no grupo El Taller de los Juglares, não parou de trabalhar no projeto. Miguel convidou Andrés, um artista múltiplo, para fazer as aquarelas do livro, e Bartolomé Díaz e Judith Akoschky para escrever as apresentações da temática musical dos cânones e dos arranjos.
E repentinamente, em 27 de maio de 2018, Miguel foi chamado para tocar na orquestra do céu, mas havia deixado tudo pronto por aqui.
O nome DOCE CÂNONES é uma brincadeira com a palavra “doce” que, em espanhol, é “doze”: o número de cânones de Andrés com a versão e arranjos de Miguel. E doce para nós é o que os falantes de espanhol chamam “dulce”. Essa é também uma referência ao principal instrumento que Miguel tocava – flauta doce – e a ele mesmo, que era um músico criativo, uma pessoa generosa e doce, muito doce.
(Avenida Afonso Pena, 1534 – Em frente ao Palácio das Artes)
Dia: 24 de Novembro – Sábado
Horário: 10 horas
Programação:
1.O Coral Infantil da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (ESMU-UEMG) interpreta quatro cânones.
Foto: Arquivo ESMU-UEMG
2.O grupo venezuelano El Taller de los Juglares, composto por Andrés Barrios e Bartolomé Díaz, interpreta dois concertos para crianças: Niño Mio (Meu Menino) e La Caperucita Criolla (Chapeuzinho Vermelho).
Foto: José Maria Casas Favá
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Como parte integrante dessa homenagem, El Taller de los Juglares realiza mais duas apresentações:
Concerto do grupo venezuelano El Taller de los Juglares
Niño mio (Meu menino) – (Tono Humano – gênero vocal profano da música ibérica do século XVII– da Catedral de Caracas, de José Francisco Velásquez, “O Velho”, 1801)
La Caperucita Criolla (Chapeuzinho Vermelho) –(Ópera em dois atos, com roteiro de Aquiles Nazoa, 1962, música de El Taller de los Juglares, 2017)
Andrés Barrios – Composição, Voz, Kazoo, Serrote.
Bartolomé Díaz – Composição, Guitarra Sintetizada e Direção Musical.
Sábado, 24/11 – 10h – Conservatório da UFMG – Lançamento do livro CD Doce Cânones
Endereço: Av. Afonso Pena, 1534 – Tel:(31) 3409-8300 – em frente ao Palácio das Artes
Concerto do Coral Infantil da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais
PROGRAMA – “Cânones – Homenagem ao Prof. Miguel Queiroz”
1. A CATEDRAL – Andrés Barrios
2. MINHA POMBINHA – Andrés Barrios
3. ÁGATHA, A RATA – Andrés Barrios
4. LILA, A BALEIA – Miguel Queiroz
Regente:
Thaïs Marques
Coristas:
Amanda Fernandes, Alice de Abreu, Alice Rabelo, Ana Luiza Almeida, Ana Júlia Falci, Ana Vitória de Castro Gonçalves, André Reis, Anna Clara Rodrigues, Arthur Mafra, Augusta Fernandes, Carolina Dias, Clara Assis, Clara da Silva, Clara Nogueira, Elisa Duque, Elisa Ferreira, Emanuella Barbosa Ramos, Emanuelle Martins, Gabriela Almeida, Heitor Araújo, Júlia Carvalho, Klaus Delmachio, Laila Cordeiro, Lara Ribeiro, Laura Campos, Laura Freitas, Laura Rodrigues, Lucas Teodoro, Luísa Costa, Marina de Abreu, Rafael Leal, Sofia Amorim, Tessa Oliveira, Tiago Leal, Thays Irene, Vítor Amorim, Wendell Amorim.
Concerto do grupo venezuelano El Taller de los Juglares
Niño mio (Meu menino) – (Tono Humano – gênero vocal profano da música ibérica do século XVII– da Catedral de Caracas, de José Francisco Velásquez, “O Velho”, 1801)
La Caperucita Criolla (Chapeuzinho Vermelho) –(Ópera em dois atos, com roteiro de Aquiles Nazoa, 1962, música de El Taller de los Juglares, 2017)
Andrés Barrios – Composição, Voz, Kazoo, Serrote.
Bartolomé Díaz – Composição, Guitarra Sintetizada e Direção Musical.
Lançamento do livro Doce Cânones: versão e arranjos de Miguel Queiroz para doze cânones de Andrés Barrios.
Domingo, 25/11 – 11h – Auditório do Museu de Ciências Naturais
PUC Minas.
Concertos Dominicais Peter Lund – ESMU-UEMG
Endereço: R. Dom José Gaspar, 290 – Coração Eucarístico, Belo Horizonte
Concerto do grupo venezuelano El Taller de los Juglares
Niño mio (Meu menino) – (Tono Humano – gênero vocal profano da música ibérica do século XVII– da Catedral de Caracas, de José Francisco Velásquez, “O Velho”, 1801)
La Caperucita Criolla (Chapeuzinho Vermelho) –(Ópera em dois atos, com roteiro de Aquiles Nazoa, 1962, música de El Taller de los Juglares, 2017)
Andrés Barrios – Composição, Voz, Kazoo, Serrote.
Bartolomé Díaz – Composição, Guitarra Sintetizada e Direção Musical.
Sobre o grupo El Taller de los Juglares
Breve release
El Taller de los Juglares (que significa, em tradução livre, “Oficina de Menestréis”) é um emblemático grupo venezuelano que se dedica à investigação e à interpretação de músicas dedicadas à infância. O duo, integrado por Andrés Barrios e Bartolomé Díaz, combina uma notável destreza na composição e na interpretação com uma proposta bastante iconoclasta em relação aos valores e paradigmas da arte destinada à infância. Nesse sentido, os espetáculos do duo são, geralmente, muito diferentes daqueles trabalhos habitualmente voltados às crianças. Andrés e Bartolomé têm produzido álbuns muito representativos, tais como Chamario (sobre versos para a infância do poeta venezuelano Eugenio Montejo), e, na atualidade, estão envolvidos na produção de três obras de grande envergadura para os ouvidos infantis: a ópera La Caperucita Criolla(Chapeuzinho Vermelho, numa versão de um gênero musical venezuelano, o merengue), a cantata Benigno, el mapurite (Benigno, o gambá) e o Oratório de Natal Hortensia, la mulita (Hortência, a mulinha). (
A ópera La Caperucita Criolla, que é composta sobre um extraordinário roteiro do poeta folclorista Aquiles Nazoa, é um tour de force de interpretação na qual Andrés Barrios representa diversos papéis (Narrador, Lobo, Chapeuzinho, Avó/Lobo disfarçado) apoiando-se em sua notável capacidade histriônica com uma variação vocal insuspeitável. Bartolomé Díaz acompanha esta singular partitura com uma guitarra sintetizada, a qual processa através de um sintetizador para criar uma gama de variedades sonoras e de texturas. A obra tem recebido muitos elogios do público e da crítica na Venezuela, onde o grupo a tem interpretado, de forma regular, por mais de um ano. A criação pretende conectar a infância com o tesouro poético que nos legou Aquiles Nazoa, a partir de música dramatizada e formas musicais criollasvenezuelanas fundamentais, como o merengue. Caperucita Criolla já é considerada a peça musical para a infância mais ousada composta e produzida na Venezuela.
As apresentações em Belo Horizonte de El Taller de los Juglares serão dedicadas à memória de Miguel Queiroz, um dos músicos mais queridos e admirados por ambos os intérpretes deste duo e uma referência fundamental, junto a Eugênio Tadeu, para o los Juglares.
El Taller de los Juglares
Andrés Barrios – Composição, Voz, Kazoo, Serrote.
Bartolomé Díaz – Composição, Guitarra Sintetizada e Direção Musical.
Foto de José Maria Casas Favá
Veja e ouça um pouco de El Taller de los Juglares
https://www.youtube.com/watch?v=aMyreJWjoQI
Sobre o Coral Infantil da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais
Projeto de Extensão da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais, aberto à comunidade, o Curso de Musicalização Infantil atende crianças entre 7 e 12 anos de idade, com o objetivo de proporcionar o aprendizado musical contemplando aulas de percepção musical, flauta doce, violão, teclado e canto coral.
As aulas de coral estão presentes em todos os períodos do Curso, nos diferentes níveis e turnos, propiciando uma vivência musical em conjunto. No Concerto de fim de ano, reúnem-se todos os turnos, formando, assim, um grande coro.
FICHA TÉCNICA
Regente:
Thaïs Marques
Coristas:
Ana Júlia Falci de Oliveira, Amanda Fernandes, Alice de Abreu, Alice Rabelo, Ana Luiza Almeida, Ana Vitória de Castro Gonçalves, André Reis, Anna Clara Rodrigues, Arthur Mafra, Carolina Dias, Clara Assis, Clara da Silva, Clara Nogueira, Elisa Duque, Elisa Ferreira, Emanuella Barbosa Ramos, Emanuelle Martins, Gabriela Almeida, Heitor Araújo, Júlia Carvalho, Júlia Rajão, Klaus Delmachio, Laila Cordeiro, Lara Ribeiro, Laura Campos, Laura Freitas, Laura Rodrigues, Lucas Teodoro, Luísa Costa, Marina de Abreu, Rafael Leal, Sofia Amorim, Tessa Oliveira, Tiago Leal, Thays Irene, Augusta Fernandes, Vitor Fontes, Wendell Amorim.
Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais
Diretor: Rogério Bianchi Brasil
Vice-Diretor: Valdir Claudino
Coordenadora do Centro de Extensão: Miriam Bastos
Coordenadora do Curso de Musicalização Infantil: Renata Cicarini
Regentes dos Corais Infantis: Vivian Assis e Renata Cicarini
Informações gerais sobre o livro – CD:
organizadores
Clarice Viana
Eugênio Tadeu Pereira
Francisco Marques
Manuela Barbosa
Susete França
ilustrações | ilustraciones
Andrés Barrios
textos
Doce Cânones | Doce Cánones
Susete França
O CÂNONE: Elixir panaceia da linguagem musical |
EL CANON: Elixir panacea del lenguaje musical
Bartolomé Díaz
A arte sonora nos arranjos instrumentais de Miguel Queiroz |
El Arte Sonoro en los arreglos intrumentales de Miguel Queiroz..
Neusa Rocha, Zilah Rojas, David Ladera, Fábio Viana, Iuri França de
Queiroz, ao grupo El Taller de los Juglares e a Judith Akoschky – bem como a todos os amigos citados nos créditos do livro e do CD que, com seu trabalho entusiasta e dedicado,
viabilizaram este projeto.
Também agradecemos o apoio de Gislene Marino e Míriam B. Rocha, da Escola de Música da
UEMG, de Berenice Menegale e da Fundação de Educação Artística, de Fernando
Rocha e do Conservatório UFMG, e de
Cristiano Bickel, da Escola de Belas Artes da UFMG, Museu de História Natural da PUC-Minas.
Olá Eugenio Tadeu , estou encantada com o projeto Doce Cânones!! Gostaria muitíssimo de ir a BH participar do lançamento. Vou tentar. parabéns , sucesso sempre! beijos de cantos e contos.
Olá Eugenio Tadeu , estou encantada com o projeto Doce Cânones!!
Gostaria muitíssimo de ir a BH participar do lançamento. Vou tentar. parabéns , sucesso sempre! beijos de cantos e contos.
Querida Bia, será um prazer e uma honra vê-la novamente por aqui. Seja bem-vinda! Obrigado e um abraço!
Sincera e merecida homenagem!!! Com certeza irei vivenciar este momento e já pesarosa de não ter vivenciado enquanto ele tocava entre nós!!!
Belo trabalho. Parabéns a todos que contribuiram.Miguel vive !!!!!!
Caríssimos, obrigado por suas palavras! Um abraço!
Foi maravilhoso!