19 de dezembro de 2007
Da Argentina, pudemos conhecer um pouco mais do programa Taracatá, desenvolvido por Julio Calvo na Rádio de Buenos Aires (http://www.radiodelaciudad.gov.ar/). Descobrimos também que a Coqui Dutto, por sua vez, realiza o Me extraña araña, que vai ao ar pela Rádio Nacional Córdoba (http://www.revistaparachicos.com.ar/). Um outro programa que em breve irá ao ar é o Taramba, desenvolvido por Marco Vilches e Mariana Arias, na cidade de Trelew, mas que por enquanto está em fase de construção.
Em Porto Rico, a Nelie Lebrón desenvolve o programa Ambos a Dos, cuentos y canciones, que vai ao ar na Rádio Universidad de Porto Rico (http://www.radiouniversidad.pr/).
No Uruguai, quem vem trabalhando com rádio para crianças é a Susana Boch, com o programa Para escucharte mejor, que vai ao ar pela Emisora Del Sur (http://www.sodre.gub.uy/). Ela conta com a colaboração de Julio Brum – do grupo Los Pájaros Pintados – todas as sextas-feiras.
No México, Gabriel Sanvincente – do grupo Son de la ciudad – desenvolve o programa Del Campo y de la ciudad e a pílula* ¡Ay escuintles!, em uma rádio educativa (http://www.radioeducacion.edu.gob.mx/). E o Luís Pescetti – que é argentino, mas vive no México há muitos anos – desenvolve o Hola Luis, que vai ao ar pela Rádio Universidad Nacional Autónoma de México e o Vampiro Negro, programa que vai ao ar na Rádio Nacional Argentina.
Ufa! Quanta gente!
Desde o Encontro ocorrido no Chile, nós do Serelepe temos buscado compartilhar com esses radialistas a nossa experiência na Rádio UFMG Educativa e trocar materiais – de vários tipos – via internet. Fique ligado em nossos programas, porque a qualquer momento falaremos desses radialistas espalhados pelos quatro cantos da América Latina! E nos próximos posts desse blog, mais informações sobre cada um desses realizadores. Não perca!
*Pílula: no rádio, o termo significa “programa de curta duração”. O Serelepe, durante a semana, vai ao ar no formato de pílula, pois tem apenas 7 min de duração. No espanhol, em vez de pílula, eles costumam dizer cápsula.
Foto: Reunião com os radialistas do Brasil, Argentina e Porto Rico. Valparaíso – Chile, Out. 2007.
Saludos, Cris y todos los amigos de Serelepe. Parece que fue ayer que estábamos precisamente conociendo nuestros trabajos respectivos y ya hace un año del 8vo Encuentro! Muchas gracias por la mención de mi programa en vuestro blog y adelante
Obrigada,
Nelie Lebrón
Ambos a dos, cuentos y canciones
San Juan Porto Rico