Lançamento de livros sobre aquecimento vocal, canto e escuta!

***

9 de dezembro de 2019

Nesta terça-feira, dia 10/12, tem lançamento de dois livros:

UM CANTO QUE É ESCUTA – Letícia Carvalho (UNIRIO)
AQUECIMENTO VOCAL NA PRÁTICA CÊNICA: múltiplas vozes – Eugênio Tadeu Pereira (UFMG)
Editora Synergia
 

Foto: Bruna Diacoyanis

UM CANTA QUE É ESCUTA

O livro Um Canto que é Escuta é o resultado da pesquisa de mestrado da professora Leticia Carvalho, pelo programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Trata-se de uma reflexão sobre a relação dos cantantes com o ato de cantar. A pesquisa se propôs a investigar de que forma artistas – profissionais ou não – podem criar uma aproximação com a música e o canto a partir do alargamento do sentido da escuta. A pesquisa teve um caráter teórico-prático e foi realizado um laboratório experimental como parte do processo, que teve como objetivo investigar, em um grupo de atrizes e atores, de que forma a escuta pode ser sensibilizada e ampliada para servir ao canto e também a partir dele.

Leticia Carvalho é carioca, cantora, pesquisadora e professora de voz e canto. Lançou seu álbum solo “Essa não sou seu” em 2009 e esteve como integrante do grupo vocal Ordinarius no álbum “Rio de Choro”, de 2016. No teatro, esteve como atriz em espetáculos de Domingos Oliveira e como preparadora vocal em inúmeras montagens.  Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO, atualmente cursa o Doutorado. Docente do Departamento de Interpretação da mesma instituição desde 2017.
AQUECIMENTO VOCAL NA PRÁTICA CÊNICA: múltiplas vozes.
O livro é voltado ao estudante, ao professor e ao artista cênico. É uma obra totalmente dedicada ao estudo do aquecimento vocal, feito praticamente inédito dentro da literatura acadêmica das artes cênicas no Brasil. O trabalho aqui apresentado é fruto de décadas de experiência artística e docente do autor, acumulada em suas intensas vivências como músico e professor na área de Estudos Vocais e Musicais no curso de graduação em Teatro da UFMG, com especial destaque ao seu trabalho de formação vocal por meio de jogos e práticas lúdicas. A pesquisa relatada neste livro foi desenvolvida a partir de uma metodologia que incluiu entrevistas com artistas, docentes brasileiros e estrangeiros e estudantes da área de voz no teatro; uma significativa revisão bibliográfica sobre o tema do aquecimento vocal e a já citada experiência pessoal do autor. Importantes aspectos do aquecimento vocal, como autopercepção, percepção do outro, aquecimento e criação, roteiros de aquecimento vocal e desaquecimento foram detalhadamente abordados e sistematizados de forma esclarecedora e em diálogo com uma extensa e relevante bibliografia. A obra certamente se configura em uma valiosa referência de estudo para os interessados no uso consciente da voz na prática teatral e como consulta importante para os profissionais de ensino da voz no teatro, que encontrarão neste livro reunidas informações que precisariam ser coletadas em diversas fontes e que aqui são concentradas e apresentadas sob a luz da experiente reflexão do autor.– Prof. Dr. Maurilio Rocha (UFMG).
Eugênio Tadeu Pereira é mineiro de Crucilândia e reside em Belo Horizonte desde criança; é professor no Curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes-UFMG e do Prof-Artes EBA-UFMG; integrante do grupo Serelepe EBA-UFMG; membro do Movimento da Canção Infantil Latino-Americana e Caribenha e da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas – ABRACE; coordenador do Serelepe: brinquedorias sonoras e cênicas – EBA-UFMG; Mestre em Educação – FaE/UFMG; Doutor em Artes Cênicas – ECA/USP e Pós-Doutor – Universidade do Minho – Portugal. Integrou e fundou o Duo Rodapião; idealizou e coordenou o Pandalelê: laboratório de brincadeiras – CP-UFMG. Publicou em 2015 o livro Práticas lúdicas na formação vocal em teatro (Hucitec); em 2017, organizou o livro CD DVD Brinquedorias, do Serelepe EBA-UFMG (EBA-UFMG) e, em 2000, o livro CD CDRom  Pandalelê! Brinquedos Cantados (Palavra Cantada).

Vamos Conversar?