A música e o brincar na formação integral da criança
Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de experimentar, coletivamente, brincadeiras tradicionais e canções – aprendidas em diferentes regiões do Brasil e da América Latina – e refletir sobre a importância do brincar, da música e do movimento na vida das crianças e dos educadores que delas cuidam. Camaleão, Caminho da roça, Conga, Úngara, Xep-Xep, Quando eu era neném, Bate o monjolo, Emiliano que tenés, O que está fazendo aí, Serpente, Da abóbora faz Melão são alguns exemplos dos brinquedos cantados que fazem parte do repertório a ser compartilhado. Alternando momentos de atividades práticas e de diálogo, a oficina buscará despertar a atenção dos professores para os conceitos e pré-conceitos acerca da infância que permeiam nossas práticas e também sobre os diferentes papéis que a música e o brincar podem assumir no cotidiano da vida escolar.
Brincadeiras e Canções
Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de experimentar, coletivamente, brincadeiras tradicionais e canções, como Camaleão, Tzinga, Lagarta Pintada, Caminho da roça, Conga, Úngara, Xep-Xep, Quando eu era neném, Bate o monjolo, Emiliano que tenés, O que está fazendo aí, para citar alguns exemplos. Espera-se que, juntos, proponentes e público façam um uso descontraído da imaginação, do corpo e da voz. Vamos lá? Um dô la si vamos e… já!