No dia 23 de Abril a disciplina Programa de Rádio Serelepe recebeu uma visita especial. A pequena Yasmin Rosado de 8 anos, sobrinha do aluno Thiago Rosado, foi chegando de mansinho, no início tímida. Mas em poucos minutos, os desenhos que fazia, enquanto esperava começar as gravações, foram substituídos pelo microfone da Rádio UFMG Educativa
Gravando! Como seria essa nova experiência? “Saí daí!” Foram as primeiras palavras da Yasmin dentro do estúdio da rádio, perante os nossos olhares de ansiedade e expectativa, observando pelo vidro, do lado de fora do estúdio. Pouco a pouco a Yasmin já estava pedindo para gravar mais. E gravou, de vinheta a programa. Nossos olhares já não à assustava. Se transformou no centro das nossas atenções, deixando-nos intimidados com tamanha espontaneidade. E o mundo gira como uma roda-gigante! E risos, brincadeiras e nome escrito na bunda do mosquito que por ali voa… Por ali também correram algumas lágrimas… de vaidade, de frustração? Não importa. Nas relações isso acontece. E voamos…
Seria possível imitar a voz de uma criança sem infantilizar a infância?
Depois de muitos voos, eis a hora de aterrissar. E nossa nova parceira vai embora, deixando uma última frase depois de abraços e não-abraços, “Eu estou ouvindo uma voz?” “Alguém está falando?”. Foram a resposta àquele que brincou, mas que ela levou a sério. E vai-se, deixando-nos mais próximos do jogo, da espontaneidade, da leveza e de uma infância, dentre tantas que vemos por aí.
Foto: Izabela Borges
Vamos Conversar?